Leituras Complementares

sábado, 16 de abril de 2011

Movimento Sem Terra

Movimento Sem Terra


"Quando ocupamos aquela terra, paramos de morrer..."
(Domício, Sem Terra do Assentamento Ireno Alves,
MST, antiga Fazenda Giacometti, Paraná, Brasil).



O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, também conhecido como Movimento dos Sem Terra ou MST, nasceu na tenção de lutas por terra por volta de 1979 a 1984. Lutar pela terra, pela Reforma Agrária e pela construção de uma sociedade mais justa, sem explorados nem exploradores são alguns de seus objetivos. Contabiliza com 350 mil famílias assentadas e aproximadamente 150 mil vivem em acampamentos por todo o Brasil. Os assentamentos se tornam áreas libertas, conquistadas pelos trabalhadores é um exemplo para a continuidade da luta. Nos quase cinco mil assentamentos do MST nenhuma criança passa fome.
Como se sabe no Brasil a uma grande desigualdade de terras, e é por isso que o MST afirma como principal modo de luta a invasão e a democratização da educação como uma forma de levar a cidadania para a população do campo. Os partidários do movimento também lutam igualmente pela punição dos assassinos de trabalhadores rurais, e defendem a cobrança de um Imposto Territorial Rural, destinado a financiar a desejada reforma agrária.
Ao longo de sua trajetória já conseguiu varias conquistas como o projeto Educação do Campo que consiste em apoiar o desenvolvimento da qualificação técnica dos agricultores e dos professores da área rural por meio de parcerias com instituições de ensino, além de educar jovens e crianças para exercerem a cidadania e a conservação ambiental. Outra conquista é a Escola Nacional Florestan Fernandes que é um é um centro de educação e formação, idealizado pelo movimento, construída pelo trabalho voluntário, localiza-se na em Guararema, na Região Metropolitana de São Paulo. Quem quiser ajudar a manter viva a ENFF pode associar-se diretamente à Associação de Amigos da Escola Florestan Fernandes, criada em 2009. Para saber mais, procure a secretária executiva Magali Godoi nos telefones (11) 3105-0918, 9572-0185 e 6517-4780 e no e-mail associacao@amigosenff.org.br. A página eletrônica é www.amigosenff.org.br.
Mais informações sobre o movimento pode-se se visitar o site http://www.mst.org.br/mst/home.php


Amanda Oliveira.

Um comentário:

  1. Olá Companheiros quero compartilhar que já passei um fim de semana inteirinho em um Acampamento do MST.
    Tive uma opnião totalmente contraria com que a midia passa para nós Hoje particulamente eu sou a Favor da Reforma Graria com a observação Sem Violencia..

    ResponderExcluir