Leituras Complementares

sábado, 16 de abril de 2011

Como ser ouvido

Ouvidorias Públicas

A Ouvidoria Pública é um instrumento para a cidadania, um serviço disponibilizado à população com a finalidade de receber e encaminhar sugestões, reclamações e denúncias dos cidadãos visando a defesa dos direito humanos dos usuários e dos serviços públicos em geral.

Funciona com a disponibilidade de um serviço telefônico com chamadas gratuitas para recepção de reclamações dos serviços e denúncia fiscal contra instituições que cometem irregularidades.

A existência de ouvidorias aproxima a relação entre cidadãos e gerência das instituições, o que é importante para ambas as partes: para a população, como uma forma de ter voz e possivelmente ter seus direitos atendidos e por parte das organizações, a melhoria de seus serviços, revendo as falhas e atuando na defesa do cidadão.

O cidadão, quando entra em contato com as ouvidorias, levando informações, críticas ou elogios, está contribuindo com os serviços destas instituições.

A imprensa mostra ainda muito pouco a respeito desse assunto, pois a população não contribui como deveria, visto que por comodidade e por já fazer parte da cultura não expõem suas reclamações e muito menos suas satisfações.

Ouvidoria da prefeitura de São Paulo: http://www.ouvidoria.sp.gov.br/portal/index.htm

 
por Luzia Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário